Menu

 

 

 

 

Calopsita

                    Nymphicus Hollandicus

 

ESPECIE:

Nymphicus hollandicus

 

DISTRIBUIÇÃO:

Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país.

 

DIMENSÕES:

30 Centímetros aproximadamente.

 

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:

Algumas mutações de calopsita têm disformismo sexual quando adultas. A maioria das calopsitas, todavia, apenas podem ter o sexo identificado com segurança através do exame de DNA.

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS:

 

É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado. Podem aprender a imitar a voz humana, mas não são muito exímias nesse aspecto.

 

ALOJAMENTO ADEQUADO:

Gaiolas de 1,00 x 0,50 x 0,50 são as medidas adequadas (mínimas) para que um casal reproduza bem.

 

TEMPERATURA AMBIENTE:

Estas aves são muito resistentes aos meses de Inverno e não necessitam de aquecimento desde que tenham acesso a um abrigo noturno que as proteja das geadas.

 

ALIMENTAÇÃO:

Podem ser alimentadas com uma mistura de sementes e ração própria para periquitos de pequeno porte com um suplemento de pequenas quantidades de frutos e alimentos verdes, fruta, cenoura, espinafre, agrião e papa de criação. Deve ter sempre uma mistura de areia (GRIT).

 

ATIVIDADES:

Extremamente pacífica e dócil, seja com outras aves ou mesmo com seres humanos. Ela não é nada agressiva e se o viveiro não for muito pequeno, convive bem inclusive com aves menores. Mesmo sendo maior que os outros habitantes de um viveiro.

 

CRIAÇÃO:

Atingem a maturidade por volta dos 12 meses. Em cativeiro, a reprodução ocorre o ano todo e e muito fácil, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. A postura e em media de 3 a 7 ovos, a incubação dura de 18 a 22 dias, e os pais alimentam os filhotes por 4 a 5 semanas. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida. O ninho pode ser horizontal ou vertical, mas geralmente são utilizados ninhos verticais de 30 cm de altura com uma base de 20 cm x 20 cm. Fundo do ninho deve ser coberto com turfa ou aparas de madeira.

 

MUTAÇÕES:

Nymphicus hollandicus / Caturra - Arlequim, Lutino, Canela, Opalina (Pérola), Cara Branca, Prata, Fulvo, Albino (há um padrão albino e não apenas mutações genéticas),Cara Branca ,Pastel , Prata Recessivo e Prata dominante.

 

 

 

Ver galeria de fotos

Serra, Espirito Santo-Brasil

contato@criadouroputiri.com.br

(27) 9943-8530